Saúde Oral na Mulher

Março é, tradicional e internacionalmente, um mês dedicado à Mulher. Este mês o nosso foco vai para a consciencialização da saúde oral na Mulher. Como só a mulher vivencia significativas alterações hormonais em diferentes fases da vida,é por isso a sua saúde requer um cuidado e um foco especial.Essas alterações também afectam a saúde oral e por isso é incrivelmente importante que se alterem os maus hábitos de higiene oral e se compreendam o o seu impacto em etapas mais tardias da vida.

Como é que a saúde oral muda durante a vida da Mulher?

✔️No período menstrual
Algumas mulheres ficam com as gengivas mais inchadas e sangrantes na altura do período menstrual. Outros podem ter aftas. Normalmente esses sintomas desaparecem quando o período começa. Uma forma de manter a gengiva saudável é fazer uma higiene correcta com a escovagem e o uso do fio dentário.

✔️Durante a gravidez
Embora nem todas as mulheres tenham esta experiência na gravidez a maioria, devido às hormonas da gravidez alterararem a forma como a gengiva reage à acumulação de placa bacteriana. Por isso é muito importante que a grávida faça uma higiene correcta da sua boca, mantenha uma dieta equilibrada e visite regularmente o dentista.

✔️Contraceptivos orais
Os contraceptivos orais aumentam os níveis de estrogéneos no corpo. Como as gengivas têm uma grande quantidade de receptores para os estrogéneos estes influenciam a inflamação e a sensibilidade da mesma

✔️Durante a menopausa
Mais cedo ou mais tarde a mulher vivencia a menopausa. Essa fase tem um forte impacto na saúde oral. Algumas alterações podem incluir gengivas inchadas e sensiveis,alterações do sabor e secura da boca